sexta-feira, 24 de julho de 2009

Google books search

Ao ver a sugestão em listas de pesquisadores, resolvi fazer a pesquisa da família Barzani em todos os livros escaneados pelo Google Books. Primeiro, usei o operador "- kurdistan, -etc" para exluir referencias aos Barzani que hoje são ligados ao presidente do Curdistão. Essa família barzani lidereva o movimento rebelde curdo no Iraque, no tempo de Saddam Hussei, e então existem infinitas referências na web. Isso feito, encontrei que o sobrenome poderia teria origem árabe, segundo Jewish Family Names and Their Origins. Significaria, como Barazani, aquele que toca um instrumento chamado Barasan, que seria uma espécie de trombeta! No entanto, parece que o livro não necessariamente lista nomes apenas de origem judaica, mas sim nomes que famílias judaicas possam vir a ter. Um exemplo é nosso outro sobrenome Avila. Segundo a publicação Davila seria "de Avila", cidade próxima a Madrid. Descobri que existem ao longo da História vários registros de judeus barzani ou italianos, seja em listas de vítimas de eventos como a perseguição nazista, ou de italianos vítimas da "repressão na USSR". Achei também essa curiosa referência na enciclopédia dell'antifascimo e della resisteza, mas não consegui descobir muito mais.

De mais interessante para a nossa pesquisa, existe:
a)Um P. Barzani em 1746 em Brescia que escreveu um livro.
b)Um livro, chamado Bagnolo Mella storia e documentii, no qual se faz também referências a um Barzani. Curioso procurei Bagnolo Mella no google e descobri que é um Comune italiano, também em Brescia! Mais ou menos a mesma coisa, a falar dos irmãos Barzani, esse livro, que aparenta ser um outro volume do 1o;
c)Esse livro também fala de um Pietro Barzani, de Brescia, que seria conhecedor de greco e hebraico e teria sido disciplo de Panagioti.
d)Novamente, a referencia ao Pierantononio Barzani, de Brescia, que seria conhecedor de grego. e finalmente o livro que escreveu.
e)Em Storia di Bergamo e dei bergamaschi encontramos referencia a um outro Pietro Ferrari Barzani, que teria sido morto em um assalto. Ele era de Treviolo, que por sua vez é um Comune de Bergamo.
f) Em Memorie storiche della diocesi di Brescia temos o registro de um Dom Barzani.
g) Mais uma referencia ao Pietro Barzani de Brescia, que tinha uma escola de retórica. Agora descobrimos que ele era na verdade de Bagnolo Mella.
h) Achei uma referencia aos Barzani na revista do Collegio Araldico (estudo dos brasões italiano. Escrevi a eles por email pedindo mais informações se possível.
i) "Registro no annuario delle finanze de 1876" Annuario dei Ministeri delle finanze e del tesoro del Regno d'Italia
j) Esse registro de 1902.
l) tem uma referencia a Vincenzo Barzani em Economia e società a Bologna nell'età del Risorgimento
m)Araldica: famiglia nobili bresciane
o) tem referencia no livro Povoadores de Antonio Padro, que é a cidade mais italiana do Brasil segundo a wikipedia. update: Era só uma parte do nome de uma cidade.
muitas outras referencias que nao estao disponiveis para visualizacao no interior..

A boa notícia é que já enviamos cartas aos arquivos tanto de Brescia como Bergamo, ambos da Lombardia, região onde tem mais Barzani hoje em dia também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário